quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Vampiros.. Podemos confiar neles?!

olá Potterianos,
o post de hoje não é tão polêmico quanto "mamiiiilos", mas trata de um assunto que causa um pouco de discução e desconforto entre os bruxos - de Hogwarts.. sim, são eles: Vampiros!

Percebe-se que desde a estreia do primeiro filme da saga Crepúsculo (2008) as histórias sobre vampiros tem ganhado um espaço no cenário cinematográfio e da tv (assim como, os romances melosos). Pra ser sincera não tenho nada contra vampiros, só não sou muito fã de história de romance e nem de pessoas que brilham.

=> "HP é sobre confrontar os medos, encontrar força interior e fazer o que é certo diante a adversidade. Crepúsculo é sobre como é importante ter um namorado"
 É mais ou menos assim mesmo que eu penso sobre as duas sagas... Mas não que uma seja melhor do que a outra... Só são extremamente diferentes e nada comparáveis!

Mas é fato, todos sabemos, que desde a 2ª Guerra Mundial não vemos uma batalha tão bacaca e demorada como a dos fãs: #HarryPotter vs Crepúsculo ( é óbvio que eu não vou fazer hashtag para eles). Só que a questão agora não é discutir quem é o melhor (#HP), quem é o mais bonito(#Dino), quem tem mais fãs(#HP), quem vende mais (#HP)...



Drácula
A questão agora é discutir sobre Vampiros nas histórias de #HP?! E não sobre o Crepúsculo... porque depois de Edward tudo se generalizou: fãs de #HP não podem gostar de vampiros, porque automaticamente estarão confraternizando e assumindo uma certo queda pelos Cullens e bla bla bla.... E é exatamente nessa hora que temos que esquecer : 
Buffy - a caça vampiros
 Blade

True Blood
The Vampire Diaries
Supernatural.

 E  até mesmo alguns dos espisódios dedicados a vampiro no:
 Além é claro dos vários filmes, outras séries e livros sobre vampiros que existem por aí!

Eu sou do tipo de ser que adora tudo que seja de ficção (falou que fugiu do real já é um bom motivo para que eu goste). Mas sobre vampiros sei somente duas coisas: 1. Se alimentem de sangue 2. Não existem!
Penso que seja por conta da primeira, que eles se tornaram famosos no mundo... a 2ª é só um detalhe!

Nas histórias de #HP lembro muito pouco de passagem sobre vampiros, pra ser exata lembro de apenas três passagens, porque foi extamente uma delas que me deu a ideia de falar sobre vampiros... e é esta:
Harry Potter e o Cálice de Fogo (livro) no começo do Capítulo 10 "Caos no Ministério" (pag 119):
Logo após as confusões #Volderianas na Copa Mundial de Quadribol, Rita Skeeter com sua habilidade de desconfortar as pessoas e natural ironia, faz uma matéria para o Profeta Diário sobre os desastres do evento e a desorganização do Ministério da Magia com esse acontecimento... Eis que furioso Percy Weasley fala o seguinte:
- Essa mulher vive implicando com o Ministério! Semana passada ela disse que estávamos perdendo tempo discutindo a espessura dos caldeirões, quando devíamos estar acabando com os vampiros! como se isso não estivesse explícito no parágrafo doze das Diretrizes para o Tratamento dos Semi-Humanos não Bruxos!

Essa fala merece algumas observações:
De fato, parece bobeira discutir "espessura dos caldeirões" ainda mais com Percy... oh cara chato!
"acabando com os vampiros!" parece que eles incomodam por onde passam (matam pessoas, talvez bruxos), não é atoa que precisa-se acabar com eles... Isso é um sinal positivo: os vampiros de Rowling mostram características pertinente as suas histórias, ou seja, eles não brilham! rsrsrs
"Diretrizes para o Tratamento dos Semi-Humanos não Bruxos" Existe um Ministério da Magia, uma Diretriz para tratamento dos semi-humanos não bruxos, da qual os vampiros se encaixam nesta diretriz... Se não estou enganada, me parece que os bruxos, de certa forma, são mais fortes do que os vampiros!

Há também aparições (falas) de um certo "vampiro" que a família Weasley tem no sótão, é por sinal com este "vampiro" que Rony usa para enganar o Ministério e outras pessoas, fingindo que o bichinho aí era ele e estava com catapora,  por isso não retornou a Hogwarts no último ano!
Acontece que estudos revelam (rsrsrsrs) que na verdade a família Weasley tem um GHOUL, pelo menos é assim descrito em Animais Fantásticos:
 "O ghoul (vampiro), embora feio, não é uma criatura particularmente perigosa. Parece um ogro escorregadio e dentuço e, geralmente, habita sótãos ou celeiros de propriedade de bruxos onde come aranhas e mariposas. Ele geme e de vez em quando atira objetos pela habitação, mas é em essência simplório que, na pior das hipóteses, rosna assustadoramente para todos com quem se depara.
...os ghouls surgiram nas lendas antigas do mundo árabe mulçumano, onde pertenciam a uma raça rebelde de espíritos malignos... esses demônios, com seus habitos canibais de roubar sepulturas, são temidos em todo o norte da África, no Oriente Médio e na Índia."
O que deve ter acontecido foi um erro folclórico de tradução e como um ghoul foi parar na casa de Rony eu já não sei....
Fato esse - quase - esclarecido!

Tenho a última passagem, e talvez, a melhor delas:
Harry Potter e o Enigma do Príncipe (livro) Capítulo 15 : Voto Perpétuo (pag 247) - Estamos na festa do Prof. Slughorn:
- Harry, gostaria que você conhecesse Eldred Worple, um ex-aluno meu, autor de Irmãos de Sangue: minha vida entre vampiros... e, é claro, seu amigo Sanguini.
(...)
O
vampiro Sanguini, alto e emaciado, com escuras olheiras sob os olhos, fez apenas um aceno com a cabeça. Parecia entendiado. Havia um bando de garotas por perto, demonstrando curiosidade e excitação.
(...)
- E com isso muito pouco esforço da sua parte, posso lhe assegurar: pergunte a Sanguni aqui se não é... Sanguini, fique aqui! - acrescentou Worple, com súbita severidade, porque o vampiro estava se esgueirando em direção ao grupo de garotas póximo, com uma certa voracidade no olhar. - Tome aqui uma empadinha - disse Worple...

Como deu para perceber Sanguini é um vampiro pateticamente normal (se tratando de vampiros, é claro): aparência humana, mas meio selvagem, bebe sangue e - se não me engano - não sai ao sol e se sair NÃO DEVE BRILHAR! 
 
Podemos confiar neles?
Isso é um assunto particular... Cada um confia naquilo que for digno de sua confiança!
RsRsRsRs
O imporatante é entender que os vampiros tem um histórico de relacionamento com o mundo muito antigo e que vai além de qualquer Cullen vegetariano! 
E apesar do sucesso de Crepúsculo, fãs de Harry Potter não deveriam continuar com essa batalha mesquinha, uma vez que somos extremamentes diferentes uns dos outros e nada comparáveis! Crepúsculo nem chega perto de ser uma ameaça ou inimigo!
 
Quer acabar com a guerra... PARE DE FALAR DELA!
 
 
E depois de dias lendo e pesquisando sobre vampiros em Harry Potter, concluo esse post com um monte de balinhas de alcaçuz...

Felix Felicis
IzaMaria°

2 comentários:

  1. uall Iza vc bateu o record dessa vez!
    Ficou mto legal e mto grd tbm!!
    Vdd n temos q odiar crepúsculo...
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. UAHUAHAH realmente bateu o record!!!!
    Eu demorei dois dias pra ler, brincadeira eu li num dia só, mais cada hora eu lia um pedacinho kkkkk!

    Bruno, participa da nossa entrevista!!!

    ResponderExcluir